Sobre o Arethusa

Arethusa é uma plataforma online de verbetes filosóficos criada por professores e pesquisadores do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo com o escopo de fornecer material de reflexão aos alunos de filosofia do ensino médio, leigos e interessados em geral pelo pensamento filosófico. Os verbetes buscam uma caracterização rápida e sucinta de seu tema, sem, no entanto, perder em rigor e precisão conceituais, colocando nas mãos dos interessados em Filosofia um aparato de conceitos para enriquecer o repertório da disciplina que, agora, faz parte dos currículos escolares.

Esta iniciativa é há muito acalentada por este Departamento, que busca estabelecer uma interlocução entre seus professores, pesquisadores e egressos, de um lado, e esta demanda, de outro, cada vez mais premente em nosso país: o acesso a bons materiais que versem sobre Filosofia, de uma maneira bem didática. O leitor encontrará aqui breves caracterizações do pensamento de autores do cânone filosófico, verbetes sobre tópicos específicos da filosofia clássica, moderno e contemporânea, assim como os temas mais amplos do pensamento filosófico. Cada verbete, por sua vez, contém links em seu corpo textual que remetem o leitor para verbetes com temas conexos.

Trata-se, assim, de uma plataforma in progress, sempre em reformulações, que objetiva ir aumentando seu repertório de verbetes cada vez mais; neste sentido, perguntas e sugestões por parte dos leitores são muito bem-vindas no aperfeiçoamento e enriquecimento da plataforma.